A demanda por músicas simplificadas no cavaquinho é simplesmente gigantesca! Principalmente por parte dos iniciantes e, já que esse é um espaço dedicado aos cavaquinistas de primeira viagem, achei por bem falar um pouco sobre o assunto.
Na minha opinião, músicas simplificadas são uma importante ferramenta de aprendizado. Isso porquê ajudam o iniciante a se manter estimulado durante sua jornada no cavaquinho.
De maneira resumida, a simplificação é um recurso através do qual tentamos reproduzir determinada música, trocando seus acordes dissonantes (aqueles acordes com extensões, por exemplo C6/9) por acordes mais simples.
O problema é que as vezes as pessoas escolhem passar a vida toda só tocando músicas simplificadas e dessa forma sabotam e atrasam seu aprendizado.
Aprender assuntos da teoria musical como formação de acordes e campo harmônico vão te ajudar a vencer a “dependência” das músicas simplificadas.
Não me entendam mal, eu gosto de ensinar músicas simplificadas (gravo vídeos com elas, inclusive) e confio muito no poder que elas tem de manter o iniciante empolgado com o aprendizado, contudo em algum momento as amarras devem ser cortadas, né 😉