É necessário ter dom para tocar cavaco?
Essa é a pergunta de ouro para quem quer começar a tocar cavaco. Existe algum pré requisito para que alguém aprenda a tocar? É necessário que tenha alguma aptidão natural? Alguma unção divina que lhe permita aprender algo que as outras pessoas não são capazes?
Eu acredito 100% que não.
Não acredito que um suposto dom ou talento determine se você irá ou não aprender a tocar.
O que vejo é muita gente batendo o martelo e se definindo como “desprovido de talento” após poucas semanas (ou até menos) de prática, como se aquela dificuldade fosse algo anormal, algo que não deveria existir.
Sim, os primeiros dias, semanas ou até meses são bem complicados e podem ser desmotivadores (especialmente se você enfiar na sua cabeça que não tem talento) mas o resultado depende fundamentalmente de duas coisas:
Dedicação e consistência.
Com essas duas ferramentas, não tenho a menor dúvida que qualquer um tem condições de aprender. Quem aprende não nasceu sabendo.
Aprendemos a andar, correr, pular, falar, dirigir, fazer contas e tantas outras coisas após incontáveis ciclos de tentativa e erro. Por quê tocar cavaquinho seria diferente?
Não nego que tem pessoas que tem aptidão e realmente aprendem mais rápido, mas não são a maioria. Cada um tem seu ritmo de aprendizado e todos podem aprender.
Então, final dos cruzeiros, acredito piamente que qualquer um que se disponha a passar pelo processo tem condições de aprender a tocar cavaco. Esquece o dom um pouquinho e foca na dedicação 😉