Praticante de cavaco há 14 anos (e de violão há vinte anos), sou o criador do projeto “Cavaquinho do Zero – por Victor Cazzoli” no qual disponibilizo vídeos no YouTube, Instagram e Facebook ensinando cavaquinho com foco no público que está dando (ou ainda não deu) os primeiros passos no instrumento.
Procuro sempre utilizar uma linguagem simples, didática e direta, voltada para a prática. Meu conteúdo tem ajudado diversas pessoas a realizarem o sonho de tocar cavaquinho, muitas dessas sem NENHUMA experiência prévia.
Acredito 100% na ideia de que
todas as pessoas são capazes
de tocar cavaquinho...
…independente de dom ou talento. É só questão de orientação adequada e, acima de tudo, a soma da dedicação com a consistência.
Comecei tocando violão, aos dez anos de idade e com dezessete ganhei meu primeiro cavaquinho. Não tive educação musical formal, aprendi muito com a prática mesmo. Sempre gostei de tocar em roda de samba de barzinho e de forma mais descontraída. Com o tempo, comecei a desenvolver o ouvido e pegar as “mandingas” das rodas de samba (palhetadas, sequencias, repertório, fraseados e etc).
Após um tempo tocando sempre as mesmas coisas nos pagodes da vida senti a necessidade de evoluir e foi quando comecei a estudar teoria musical, o que MUDOU TOTALMENTE minhas habilidades como cavaquinista. Aprendi conteúdos que se encaixaram perfeitamente e agregaram muito aos conceitos práticos que eu já havia adquirido ao longo da jornada.
E com o tempo, percebi algo muito importante…
Eu NÃO preciso saber TUDO
da teoria musical!
Alguns conteúdos específicos eram suficientes para que eu pudesse tocar cada vez mais com desenvoltura e com segurança nas rodas de samba!
Eu percebi também que existe MUITA gente interessada em tocar cavaquinho, mas que se sabotam por vários motivos. Algumas das justificativas que já ouvi foram: